O tratamento psiquiátrico pode ser bastante desafiador e tende a impactar a vida não somente do paciente, mas de todos aqueles que fazem parte de seu convívio, como a família. Pensando nisso, a terapia familiar é altamente recomendada para manter a harmonia e restituir as relações de confiança durante a reabilitação.
Independentemente da causa, seja por depressão, ansiedade, transtorno de humor, transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, transtornos alimentares ou dependência química, é fato que as mudanças de comportamento de quem sofre com um desses problemas afetam aqueles que ama.
Para saber como esse impacto pode ser trabalhado e entender de que modo ocorre a terapia em família, continue a leitura de nosso artigo abaixo!
A terapia familiar ajuda a promover o autoconhecimento, respeito e compreensão entre todos os membros de um núcleo. Surgida em meados da década de 1960, há diferentes abordagens de psicologia dedicadas a tratá-la.
Entre elas:
Com o advento da reforma psiquiátrica, a reintegração do indivíduo e o bom convívio em seu espaço familiar têm se tornado cada vez mais importantes.
A terapia, assim, ajuda a solucionar desentendimentos que possam ter contribuído com os problemas psiquiátricos dos pacientes e estimula os familiares a falarem sobre si e desabafarem a respeito do sofrimento com que têm lidado.
Nela, há espaço aberto para dialogar sobre angústias, cansaço, expectativas e receios relacionados ao tratamento, além de queixas ligadas à agressividade e a quaisquer outras mudanças de comportamento decorrentes do distúrbio.
A ideia principal é que seja um momento acolhedor, livre de julgamentos.
A terapia familiar é recomendada a todos os integrantes da família que convivam com um paciente que esteja em tratamento psiquiátrico, independentemente da doença apresentada.
Na maioria dos casos, envolve mães, pais, cônjuges, irmãos e filhos, mas também pode ser recorrida por outros graus de parentesco que estejam envolvidos.
Cada vez mais aderido, esse tratamento ajuda a identificar e a solucionar desordens em um núcleo familiar. Além disso, auxilia a:
Nosso objetivo é proporcionar ao paciente, condições adequadas para que através de comunidades de terapias específicas se mantenham em abstinência total das drogas, álcool e outros. Não só abstinência é importante, mas a abstinência somada a um bom relacionamento familiar e social é fundamental para uma nova vida com qualidade, estruturada, digna e sociável. Não adianta só a intervenção, mas sim, somada a um tratamento de qualidade, por isso disponibilizamos os melhores tratamentos para recuperação e reabilitação de dependentes químicos, alcoolismo e doenças comportamentais.
Atendemos convênio
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade